Antecedentes

Caracterização das Indústrias do Pólo:

As Indústrias de Refinação, Petroquímica e Química Industrial desenvolvem-se em dois pólos geográficos principais (Matosinhos/Estarreja e Sines), os quais apresentam ainda um nível de integração insuficiente. Algumas unidades industriais têm por outro lado dimensão reduzida, não havendo auto-suficiência de produção de aromáticos e olefinas. A AIPQR pretende dinamizar as acções necessárias que levem à eliminação destes constrangimentos e que ampliem a densificação das relações entre as indústrias do Pólo.

Também as actividades desenvolvidas nas cadeias de valor das Indústrias do Pólo estão especialmente enfocadas nos produtos base e intermédios, que se destinam na sua grande maioria à exportação para processamento das fases seguintes de produção.

A AIPQR terá em atenção este particular aspecto, promovendo a captação de investimentos a jusante destas fases das cadeias de valor e nas indústrias de ponta conexas.

Os investimentos a promover destinar-se-ão também à fabricação de produtos que possam substituir as importações necessárias à indústria petroquímica Portuguesa (excluindo o Petróleo) e que proporcionem simultaneamente a dimensão necessária ao desenvolvimento das restantes fases das cadeias de valor


Contactos

AIPQR
Associação das Indústrias da Petroquímica, Química e Refinação

 

Rua do Amoníaco Português, n.º 10, Quinta da Indústria, Beduído
3860-680 Estarreja

 

Tel: +351 210 058 631 / 210 058 600 / 234 810 305
Fax: +351 210 058 699 / 234 810 420
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Contacte-nos

Programa de Formação Doutoral
apoios_AIPQR