Projectos Âncora

A AIPQR tem uma estratégia de desenvolvimento do Pólo a longo prazo que promoverá o crescimento das indústrias e criação de valor para o país. Neste sentido, serão levados a cabo projectos âncora que permitem gerar externalidades positivas e ganhos sociais, melhorando a competitividade do País e das regiões.

 


Programa de Promoção e Captação de Investimento para o PCT


O Programa de promoção e captação de investimento para o PCT pretende atrair para a Associação o maior número de empresas, principais universidades e centros de conhecimento nacionais. Este projecto âncora tem relevância para o Programa de Acção do Cluster, pois envolverá e comprometerá as mais relevantes empresas, centros de conhecimento nacionais e parceiros internacionais para a competitividade mundial das diversas cadeias de valor do Pólo.

A atracção de novas empresas e investimentos, que permitam completar as cadeias de valor base do Pólo com fases actualmente inexistentes, é também um desafio deste programa.

 


Programa de Formação Avançada e Doutoral


O Programa de Formação Avançada e Doutoral pretende promover e desenvolver competências avançadas, o conhecimento de excelência e o capital humano nas indústrias presentes no Pólo. O reforço dos quadros das empresas presentes com profissionais especializados permitirá às empresas do Pólo a manutenção / desenvolvimento da liderança tecnológica e competitividade internacional.

O desenvolvimento de tecnologia inovadora (nanotecnologia, biotecnologia branca, entre outras) e exploração de novos produtos são desafios que atraem profissionais qualificados que criam massa crítica essencial para construir um Pólo de referência mundial.

 

Programa de I&DT das Indústrias da Petroquímica, Refinação e Química Industrial

 

O Programa de I&DT do PCT visa identificar e desenvolver projectos que aumentem o valor acrescentado do produto nacional e suas exportações.

Os projectos são promovidos através de parcerias com empresas e instituições de suporte relevantes que devem partilhar uma visão estratégica com foco em actividades inovadoras, orientadas para o desenvolvimento de projectos de elevada intensidade tecnológica e visibilidade internacional, sempre numa perspectiva de eficiência colectiva.

Esta aposta proporcionará às empresas do PCT a manutenção / desenvolvimento de posição de liderança tecnológica, explorando o conhecimento mais avançado de produtos e tecnologias de produção utilizadas pelas empresas do Pólo.


Desenvolvimento de Programa de Formação de Técnicos e Operadores Especializados

 

O projecto tem como objectivo garantir a existência de programas de formação técnica que satisfaçam as necessidades actuais e futuras de técnicos e operadores especializados das empresas do PCT. Pretende-se, também, promover as indústrias do PCT junto dos potenciais trabalhadores, apresentando-as como geradoras de oportunidades de carreira.

As empresas do Pólo ficarão, assim, dotadas de operadores qualificados que contribuem para o aumento da produtividade.

 

 

Aprofundamento e Unificação do Programa de Envolvimento com as Comunidades Locais

 

Aprofundar a integração e envolvimento das empresas do PCT com as comunidades locais é o principal objectivo deste programa, contribuindo de forma activa para a criação de condições que promovam a melhoria do bem-estar dessas comunidades. O programa actuará em áreas como Ambiente e desenvolvimento sustentável; Protecção civil e segurança; Cooperação inter-empresarial e também na promoção da Responsabilidade social das empresas.

O projecto contribuirá fortemente para a integração das empresas e do Pólo com o meio envolvente, proporcionando a compreensão das necessidades das empresas e dos benefícios que geram para a sociedade. Esta interacção global favorecerá o desenvolvimento de todas as entidades envolvidas.



Promoção de parcerias com PME’s para a prestação de serviços de suporte às actividades do Pólo


Este projecto âncora pretende criar serviços de suporte ao PCT (manutenção industrial, segurança, gestão ambiental, etc.) em parceria com as PME’s dos concelhos de implantação do Pólo, contribuindo também para o desenvolvimento do tecido empresarial local.

Contactos

AIPQR
Associação das Indústrias da Petroquímica, Química e Refinação

 

Rua do Amoníaco Português, n.º 10, Quinta da Indústria, Beduído
3860-680 Estarreja

 

Tel: +351 210 058 631 / 210 058 600 / 234 810 305
Fax: +351 210 058 699 / 234 810 420
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Contacte-nos

Programa de Formação Doutoral
apoios_AIPQR